Senador Canedo inaugura no dia 26/06 o primeiro Centro Municipal de Castração Animal da história da cidade.

Senador Canedo inaugura no dia 26/06 o primeiro Centro Municipal de Castração Animal da história da cidade.
Publicado em 19/06/2024 às 9:09

O espaço fica situado na Avenida Dr. Anuar Auad, no Conjunto Uirapuru, e poderá realizar até 30 procedimentos de castração por semana.

O espaço será equipado com ambulatório, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de recuperação e ainda a parte administrativa.

Com investimentos da prefeitura e em parceria com Ministério Público, a obra executava pelo programa Progredindo para Liberdade. As castrações serão iniciadas prioritariamente por animais de de rua que estão sendo monitorados pela superintendência de bem estar animal do Município.

“Essa é uma conquista muito importante. Em quase 35 anos de história nunca houve esse apoio da prefeitura às protetoras. Na nossa gestão, criamos a superintendência de Bem-Estar Animal, o primeiro Centro de Castração também construímos o Centro de Acolhimento Temporário para auxiliar na recuperação das cirurgias. Aqui não será um abrigo para não virar um depósito de animais. Aqui vai ter carinho, cuidado e será o início de um reforço em favor do bem-estar animal na nossa cidade”, comenta o prefeito Fernando Pellozo.

A médica veterinária e superintendente de Bem-Estar Animal, Isabella Lauria, explicou que no local serão realizados os procedimentos de castração de animais saudáveis, com exame pré-operatório e acompanhamento pós cirúrgico.

“Nos preocupamos desde sempre com a conduta adequada e respeito aos nossos animais, todas as legislações vigentes foram observadas e sabemos que nosso projeto tem sido referência para o manejo populacional de cães e gatos no estado de Goiás.

Ainda como parte do projeto, a prefeitura também irá inaugurar o Centro de Acolhimento Temporário Animal – CATA. Diferente de um abrigo convencional, o local servirá temporariamente para animais que precisam de um lugar para se recuperar depois da cirurgia de castração até que estejam aptos à adoção responsável, ou retornem as suas comunidades de origem.

Política pública — O manejo populacional de cães e gatos é uma política pública que se destaca como conjunto de ações para diminuir as populações de animais de rua e o número de abandonos. Essa proposta foi discutida em visita à Brasília com a diretora de proteção animal do Ministério do Meio Ambiente Vanessa Negrini

“Nos adiantamos no planejamento para execução de um projeto permanente e seremos um dos primeiros municípios a receber verba do governo federal para as castrações, além disso investimos também em eventos de adoção, educação para crianças, apoio às protetoras e fiscalização de maus-tratos em parceria com outros órgãos.” destaca Isabella.

A inauguração será no dia 26/06, a partir das 08h30, na Avenida Anuar Auad, Qd. 14, Lt20. Na sequência, haverá também a visita ao CATA.